domingo, 5 de dezembro de 2010

Transfusões sanguíneas


Atendendo ao que já foi referido, compreende-se que o sucesso de uma transfusão sanguínea dependa da compatibilidade entre o sangue do dador e o sangue do receptor. Assim sendo, quando se pretende efectuar uma transfusão de sangue, para evitar resultados catastróficos, deve atender-se aos aglutinogénios do dador (localizados nas membranas das hemácias) e às aglutininas do receptor (que se encontram no plasma) . Os aglutinogénios do dador têm importância relativamente menor porque, durante a transfusão, o volume do sangue injectado é geralmente muito menor do que o que existe na circulação e, por isso, os aglutinogénios do dador diluem-se. Tal como em todas as reacções químicas, o abaixamento de concentração dos reagentes diminui a probabilidade de ocorrência de reacção. Com base no que foi dito, as possibilidades de transfusões sanguíneas são as seguintes:



Os indivíduos do grupo O são dadores universais, mas só podem receber sangue do mesmo grupo, ou seja, do grupo O. As suas hemácias não possuem aglutinogénios e as aglutininas anti-A e anti-B, por serem em quantidades reduzidas, diluem-se rapidamente no sangue do receptor, não havendo normalmente acidentes.
Os indivíduos do grupo AB (sem aglutininas) são receptores universais e só podem dar sangue a indivíduos do mesmo grupo. Pois no plasma do seu sangue não existem aglutininas, não havendo consequentemente, o perigo da aglutinação das hemácias do dador.
Indivíduos do grupo A podem fornecer sangue a indivíduos do grupo A e do grupo AB e receber sangue de indivíduos do grupo A e do grupo O.
Os indivíduos do grupo B podem fornecer sangue a indivíduos do grupo B e do grupo AB e receber sangue de indivíduos do grupo B e grupo O.
No entanto, as transfusões sanguíneas devem ser isogrupais, isto é, efectuadas com o mesmo tipo de sangue do receptor, e, embora o perigo seja diminuto, só se recorre aos dadores universais quando, em situações de emergência, não há sangue do mesmo tipo do do receptor.





Sem comentários:

Enviar um comentário